Medicina destronada do topo das notas mais altas. Veja as listas completas

Pela primeira vez, em muitos anos de concursos de acesso, as médias mais altas são de cursos de engenharia do Técnico.

A tradição diz que a “competição” particular para se saber qual é o curso com nota do último mais colocado mais elevada é disputada exclusivamente entre as ofertas de Medicina, com a Universidade do Porto a superiorizar-se às concorrentes nos últimos anos. Mas desta vez o protagonismo vai para as engenharias do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa.

De acordo com as listas de colocados da 1.ª fase de acesso ao ensino superior, os cursos de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Física e Tecnológica, desta instituição, repartem o primeiro lugar desta tabela, com uma média de 18,52 valores.

Veja a lista completa de colocados:

http://www.dn.pt/DNMultimedia/DOCS+PDFS/Concurso%20Nacional%20de%20Acesso.pdf

A Universidade do Porto inscreve um dos seus cursos no terceiro lugar mas, curiosamente, não é o de Medicina. A distinção cabe à Engenharia de Gestão Industrial.

O curso de Medicina desta universidade é, no entanto, o melhor dessa área e o quarto melhor a nível de exigência no acesso, com a média de 18,40 valores. E é também da mesma instituição, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o segundo melhor curso de Medicina e o quinto melhor da tabela global.

Neste ranking da exigência, a Universidade do porto continua a ser a força dominante com a sexta posição do curso de Bioengenharia, cuja média do último colocado foi de 18,2 valores.

Entre os 10 primeiros, apenas o curso de Medicina da Universidade do Minho (18,17 valores), no oitavo lugar, e Medicina da Universidade de Coimbra (17,98), no décimo, contrariam a hegemonia das universidades de Lisboa e do Porto.

De referir que, no extremo oposto da tabela, quase 40 cursos permitiram entrada com médias inferiores a 10 valores (o mínimo aceite é a média de 9,5). Houve ainda várias dezenas de cursos que não colocaram qualquer candidato ou não chegaram ao mínimo para abrir uma turma.

Fonte: Dn.pt

12 Setembro, 2016

Entidade Certificada:

DGERT  IEFP  PORTUGAL 2020

Siga-nos nas Redes Sociais

top
Nível Superior © 2023. Powered by G3Tech