Desemprego sobe há três meses seguidos

O desemprego continua a recuar face a 2014, mas registou em outubro a terceira subida mensal consecutiva, algo que não tem paralelo com a evolução observada no ano passado.

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de outubro estavam registadas nos centros de emprego 542 030 desempregados. São mais 3317 do que em setembro.

Este ciclo de subidas mensais começou em agosto, mês em que é habitual observar-se um acréscimo dos desempregados face a julho devido ao movimento dos estudantes do ensino superior que concluem a sua formação e se inscrevem nos centros de emprego.

Mas os dados mostram que em setembro o desemprego avançou mais 0,4% face ao mês anterior e que agora registou novo acréscimo, de 0,6%. Em 2014, os dados assinalam descidas consecutivas ao longo de quase todo o ano, apenas pontualmente interrompidas (o que aconteceu em janeiro, agosto e dezembro).

Na comparação homóloga, os 542 030 desempregados inscritos em outubro correspondem a uma descida de 10,5%, o que significa que naquele mês os centros de emprego tinham menos 92 144 pessoas sem trabalho do que um ano antes. Esta descida verificou-se em todos os níveis de instrução, mas de forma mais significativa entre os que têm apenas o 1.º ciclo do ensino básico. Esta situação pode ser parcialmente explicada pelo facto de estas pessoas – que foram das mais afetadas pelo desemprego e que são das que revelam maiores dificuldades em conseguir um novo emprego – terem esgotado o seu subsídio de desemprego e perdido o interesse em manter a inscrição no centro de emprego.

O número de desempregados inscritos recuou em todas as regiões do país face a outubro de 2014, tendo esta descida sido mais acentuada no Algarve (-13,3%). Esta região volta a destacar-se na comparação mensal, mas desta vez pela negativa já que é aquela onde o desemprego mais subiu face a setembro (16,8%). Na evolução mensal, os dados mostram uma subida em quase todas as regiões. As únicas exceções foram os Açores e o Norte – sendo aqui que se concentram 42,5% dos inscritos. De acordo com o IEFP, as ofertas de emprego recebidas durante o mês de outubro totalizaram 16 166: superam em 905 as do mês homólogo, mas são menos 837 do que em setembro.

O fim de trabalho não permanente (contratos a prazo) continua a ser o principal motivo de desemprego. Outubro não foi exceção: das 66 995 pessoas que ao longo deste mês se inscreveram nos centro de emprego do continente, 28 180 fizeram-no na sequência de fim do contrato a prazo.

Fonte: JN

23 Novembro, 2015

Entidade Certificada:

DGERT  IEFP  PORTUGAL 2020

Siga-nos nas Redes Sociais

top
Nível Superior © 2023. Powered by G3Tech